Chanceler diz que cúpula da Unasul quase fracassa por pedidos de Chávez

Santiago do Chile, 16 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores chileno, Alejandro Foxley, revelou hoje que temeu que fracassasse a cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pela exigência do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de que os Estados Unidos fossem condenados na declaração final.

EFE |

Em reunião realizada nesta segunda-feira a portas fechadas no Palácio La Moneda para analisar a crise na Bolívia, Chávez pediu que a declaração final do encontro incluísse uma condenação a uma suposta intervenção de Washington no país andino.

"Há pontos de vista diferentes (...) Quero dizer que não compartilhamos com a colocação dele, cremos que os problemas da região devem ser solucionados na região. Não gosto de ficar responsabilizando os outros", declarou o chefe da diplomacia chilena em entrevista ao "Canal 13".

No entanto, Foxley elogiou o fato de Chávez finalmente se somar ao consenso generalizado, "em uma atitude que transmite bem o que esta região é capaz", destacou.

Os chefes de Estado da Unasul aprovaram por unanimidade uma declaração de nove pontos na qual respaldaram o Governo constitucional do presidente da Bolívia, Evo Morales, e advertiram que a comunidade sul-americana não tolerará nenhuma tentativa de golpe de Estado.

Também pediram que todos os setores envolvidos na crise tomem as medidas necessárias para cessar imediatamente todas as ações de violência, intimidação e desacato à institucionalidade democrática e à ordem jurídica estabelecida.

Foxley considerou estranho Chávez anunciar na sexta-feira antecipadamente a convocação da cúpula da Unasul antes de a presidente temporária do bloco, a chefe de Estado chilena, Michelle Bachelet, anunciá-la oficialmente no sábado.

Perguntado sobre a reiteração de Chávez de enviar ajuda militar à Bolívia em caso de golpe de Estado, o chanceler se limitou a declarar: "Não vou responder pelo que cada pessoa diz". EFE ns/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG