exemplo dado por venezuelanos em referendo - Mundo - iG" /

Chanceler destaca exemplo dado por venezuelanos em referendo

Caracas, 15 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou hoje que o povo deu hoje um exemplo de vontade de paz para que a Venezuela siga em direção ao futuro grande que desejamos, e pediu à oposição que respeite com serenidade os resultados.

EFE |

"Entendemos o desespero e a angústia daqueles que veem que suas mentiras estão no chão (...), que fiquem calmos, que respeitem, que o povo venezuelano está dando uma grande lição", acrescentou o chanceler.

Maduro fez as declarações pouco minutos antes de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar o fechamento oficial dos centros de votação, às 18h (19h30 de Brasília).

O chanceler venezuelano, que qualificou o sistema eleitoral do país de "quase perfeito", lembrou aos eleitores que ainda faltam votar que "estamos tomando decisões transcendentais para o futuro de nossa pátria".

"Recuperamos nesta década nosso caminho de soberania e independência", afirmou Maduro em entrevista coletiva conjunta com o ministro do Interior, Tarek el-Aissami.

"A festa da Venezuela será a festa dos povos da América Latina" afirmou o chanceler, que acrescentou que a próxima "será a década na qual desenvolveremos todo o potencial de uma grande nação".

"Não registramos incidente algum que pudesse colocar em risco o desenvolvimento do processo eleitoral", disse Aissami, a partir da central de operações a favor do "sim" no referendo, em um hotel no centro de Caracas.

Quase 17 milhões de venezuelanos foram convocados às urnas para se pronunciar sobre a emenda constitucional que contempla a reeleição ilimitada de todos os cargos eleitos, promovida pelo presidente do país, Hugo Chávez.

Se a emenda for aprovada, o líder venezuelano poderia concorrer em 2012, pela terceira vez, à Presidência, o que, pela Constituição atual, não é permitido. EFE afs/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG