Ike - Mundo - iG" /

Chanceler cubano suspende visita ao México por furacão Ike

(acrescenta comunicado do México divulgado em Havana) Havana, 8 set (EFE) - O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, suspendeu a visita oficial que faria ao México esta semana por causa da passagem do furacão Ike por Cuba, informaram hoje fontes diplomáticas.

EFE |

"A visita do chanceler cubano foi suspensa pela emergência por que Cuba passa neste momento", disse à Agência Efe uma fonte da Embaixada do México em Havana.

Segundo um comunicado da Chancelaria mexicana divulgado em Havana, "ambos os Governos decidiram reprogramar" a visita oficial de Pérez Roque para outubro.

O texto diz que "ao expressar sua compreensão por esta decisão, o Governo do México reiterou sua solidariedade para com o povo e o Executivo de Cuba pela situação atual e se mantém em contato com as autoridades cubanas para dar os apoios que estas julgarem pertinentes".

Pérez Roque retribuiria a visita feita em março a Havana da secretária de Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, e estava programada a assinatura de vários acordos, segundo fontes mexicanas.

Além disso, Pérez Roque entregaria um convite do presidente de Cuba, Raúl Castro, ao chefe de Estado mexicano, Felipe Calderón, para visitar a ilha.

Em março, Cuba e México proclamaram a plena normalização de suas relações após a reunião dos chanceleres em Havana, em um encontro que pôs fim ao distanciamento entre os dois países durante o Governo do ex-presidente mexicano Vicente Fox.

As relações dos países estiveram à beira da ruptura durante o mandato de Fox, que retirou a embaixadora em Havana, Roberta Lajous, e expulsou o cubano Jorge Bolaños, após acusar o Governo do então presidente de Cuba, Fidel Castro, de se intrometer em assuntos internos.

Foram reativados em março mais de dez mecanismos bilaterais, que incluem intercâmbios em migração, investimentos, comércio, ciência, tecnologia, educação e formação de recursos humanos. EFE jlp/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG