Chanceler colombiano visita Brasil para discutir comércio e segurança

Bogotá, 8 set (EFE).- O chanceler da Colômbia, Jaime Bermúdez, iniciará amanhã uma visita de trabalho ao Brasil para discutir o desenvolvimento da cooperação bilateral em assuntos de comércio e segurança, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério de Exteriores colombiano.

EFE |

Bermúdez chegará a Brasília amanhã cedo e se reunirá durante o dia com o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Daniel Barcelos Vargas; e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Os números mais recentes disponíveis indicam que o comércio entre Brasil e Colômbia saltou de US$ 800 milhões em 2003 para US$ 3,1 bilhões em 2008.

Sobre o tema da segurança, o Brasil afirmou que respeita a soberania da Colômbia, mas pediu aos Governos de Washington e de Bogotá garantias que seu acordo militar não afete os outros países da América do Sul.

O polêmico acordo entre Bogotá e Washington para que militares americanos possam usar bases na Colômbia foi questionado por vários países e motivou a convocação de uma cúpula extraordinária de presidentes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em 28 de agosto, na Argentina. EFE mb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG