vítima dos conflitos dos outros - Mundo - iG" /

Chanceler britânico diz que Líbano é vítima dos conflitos dos outros

Beirute, 19 nov (Efe) - O ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband, advertiu hoje em Beirute de que as tentativas para alcançar a paz na região fracassarão se o Líbano continuar sendo vítima dos conflitos dos outros.

EFE |

Miliband fez as declarações à imprensa depois de se reunir com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, a quem demonstrou apoio ao diálogo de reconciliação nacional, retomado pelos líderes políticos libaneses em setembro para tentar pôr um fim à crise política que o país vive há três anos.

"É a política e não a violência quem deve ditar as decisões que garantam o futuro do país", assegurou o chefe da diplomacia britânica.

Miliband destacou o tempo todo a importância do diálogo para resolver os conflitos em nível nacional e regional, e pediu que seja cumprida a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim ao conflito entre Israel e Líbano em 2006.

O representante britânico foi recebido também pelo primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, com o qual debateu várias questões como a situação econômica do Líbano no marco da crise mundial, e a iniciativa árabe para resolver o conflito do Oriente Médio, que propõe a paz com Israel em troca de territórios.

Antes de deixar Beirute, Miliband deu uma entrevista coletiva no aeroporto Rafik Hariri da capital, na qual assegurou que seu país sabe diferenciar entre a organização política e o braço armado do grupo xiita libanês Hisbolá.

Em julho, o Governo britânico incluiu a estrutura militar do Hisbolá em sua lista de grupos terroristas, já que considera que este grupo apóia atividades violentas no Iraque e nos territórios palestinos.

"A política e não a violência é o caminho ao desenvolvimento", assinalou o ministro, em referência ao Hisbolá.

Miliband chegou na terça-feira à noite a Beirute em uma viagem pela região que o levou também à Síria, a Israel e aos territórios palestinos. EFE ks/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG