Chanceler britânico diz que adesão da Geórgia à Otan está em andamento

O processo oficial de adesão da Geórgia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começou, com o estabelecimento de uma comissão Otan-Geórgia em Bruxelas, informou o ministro britânico das Relações Exteriores, David Miliband, em entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal inglês The Guardian.

AFP |

"Creio que o processo formal já começou, com o estabelecimento da comissão Otan-Geórgia", disse Miliband.

"Acho que é correto ver as candidaturas da Geórgia e da Ucrânia como parte de um processo de construção desses países como partes integrantes e não apenas como um acidente", continuou.

Miliband disse ainda que, "em termos práticos, a Otan está oferecendo uma estreita cooperação ao governo georgiano e aos militares da Geórgia".

Depois da reunião da Aliança Atlântica, em Bruxelas, na última terça-feira, os ministros da Otan insistiram na "independência, soberania e integridade territorial" da Geórgia, anunciando a criação da comissão Otan-Geórgia.

Além disso, confirmaram a Geórgia como futuro membro da Otan, apesar de uma declaração oficial da Otan de abril não mencionar o país sequer como candidato à adesão.

A Rússia se opõe energicamente à adesão da Geórgia à Otan.

Os 26 ministros das Relações Exteriores da Otan acusaram a Rússia de levar a cabo uma "destruição deliberada das infra-estruturas civis" na ex-república soviética.

psr/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG