problemas com Peru - Mundo - iG" /

Chanceler boliviano pede diálogo para superar problemas com Peru

Paris, 2 jul (EFE).- O ministro de Exteriores boliviano, David Choquehuanca, afirmou hoje que Bolívia e Peru devem ter a capacidade de superar seus problemas mediante o diálogo, depois que o embaixador do Peru em La Paz foi chamado a consultas em seu país.

EFE |

"Em uma família sempre há problemas. Com nossos vizinhos sempre temos problemas, mas temos que ter a capacidade de, por meio do diálogo, superá-los ", disse o chanceler, em entrevista coletiva realizada em Paris.

Na segunda-feira passada, o Governo do Peru chamou para consultas seu embaixador na Bolívia, Fernando Rojas, perante o mal-estar provocado por declarações do presidente boliviano, Evo Morales, sobre a instalação de bases militares dos EUA no país.

Rojas qualificou de "muito preocupante" o estado das relações entre ambos os países, e assegurou que o Governo peruano não admitirá "de nenhuma maneira" intromissões em seus assuntos internos.

Choquehuanca, que qualificou o Peru de "país irmão com o qual Bolívia compartilha história, língua e cultura", indicou hoje que as relações entre os dois países "dificilmente vão se romper, como tentaram mostrar alguns meios de comunicação".

"Tivemos momentos difíceis, que nossas autoridades tiveram a capacidade de superar", concluiu Choquehuanca, que disse ter sabido do incidente diplomático "através da imprensa", já que se encontrava em viagem à Europa. EFE jaf/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG