Chanceler argentino confirma presença em reunião da Unasul sobre Haiti

Buenos Aires, 7 fev (EFE).- O chanceler argentino, Jorge Taiana, reafirmou hoje o compromisso histórico de seu país com o Haiti, ao confirmar que viajará amanhã a Quito para a reunião extraordinária da Unasul convocada para terça-feira com o objetivo de definir a ajuda que será destinada ao país caribenho.

EFE |

"A Argentina permanecerá firme em seu apoio e solidariedade com o povo e Governo haitianos, que sairão dessa difícil situação com a ajuda de todos os países irmãos", assinalou Taiana em comunicado divulgado pela Chancelaria.

O diplomata lembrou o "papel de destaque" da Argentina na ajuda humanitária enviada ao Haiti após o terremoto de janeiro passado.

Ele acrescentou que "no último fim de semana se concretizou a substituição de voluntários argentinos, entre os quais militares, médicos e especialistas em catástrofes que estão trabalhando em Porto Príncipe".

Desde 2003, o país sul-americano ampliou seu apoio institucional ao Haiti mediante a assessoria técnica a diversas áreas de administração, a cooperação triangular por meio de acordos com o Canadá, Espanha e Japão, e sua participação nos contingentes que fazem parte da Missão Permanente da ONU. EFE cw/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG