Chanceler alemã e presidente russo realizam consultas em Sochi

Moscou, 15 ago (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, foi recebida hoje pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, em sua residência do balneário de Sochi, no Mar Negro, onde os dois líderes realizam consultas sobre o conflito bélico entre a Geórgia e a Rússia.

EFE |

A reunião, a segunda entre Merkel e Medvedev em dois meses e meio e a quarta neste ano, acontece a portas fechadas, comunicou a agência oficial russa "RIA Novosti".

"As partes trocarão opiniões sobre a situação atual e as perspectivas de uma regra pacífica baseada nos princípios estipulados", disse na véspera um funcionário da Presidência russa, em referência ao plano promovido pela União Européia (UE) e aceito por Moscou e Tbilisi.

O chefe do Kremlin e Merkel estudarão, em particular, o "conjunto de medidas necessárias para superar a catástrofe humanitária na Ossétia do Sul", região separatista na qual a Rússia posicionou o Exército para protegê-la das tropas georgianas.

Os dois líderes trocarão opiniões sobre a iniciativa de Medvedev, apresentada em Berlim, em 5 de junho, de delinear um novo tratado de segurança na Europa e realizar, para isso, uma cúpula pan-européia.

A chanceler alemã viajará amanhã a Tbilisi, onde se reunirá com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG