fórum do futuro para superar crises globais - Mundo - iG" /

Chanceler alemã diz que G20 é fórum do futuro para superar crises globais

Berlim, 7 jul (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que o G20, que agrupa as 20 principais nações do planeta, é o fórum do futuro para resolver os problemas globais.

EFE |

"Acho que o trem internacional se movimenta nessa direção", disse hoje a chanceler, depois de reunir-se com o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

Um dia antes do início da cúpula de L'Aquila, na Itália, Angela Merkel comentou que o Grupo dos Oito (G8, sete países mais desenvolvidos do mundo, mais a Rússia) não tem capacidade para abordar e solucionar os problemas do mundo e que é necessária a intervenção dos países emergentes, entre outros.

Angela acrescentou que os membros do G20 devem, além disso, manter estreito contato com suas distintas alianças econômicas regionais, como é o caso da União Europeia (UE) e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Disse ainda que, por ocasião da cúpula econômica mundial do G20 na cidade americana de Pittsburgh, em setembro, a UE realizará uma reunião prévia extraordinária sobre o assunto. EFE jcb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG