Cérebro dos homossexuais se parece com do sexo oposto, segundo estudo

O cérebro dos homossexuais possui bastante semelhança com o do sexo oposto, revelou um estudo do Stockholm Brain Institute da Suécia divulgado nesta segunda-feira.

AFP |

Pesquisadores investigaram "dois parâmetros separados, ambos com pouca probabilidade de serem afetados diretamente por padrões e comportamentos apreendidos" em 90 homens e mulheres - 50 heterossexuais e 40 homossexuais - utilizando imagens por ressonância magnética (MRI).

Cinqüenta pessoas que participaram do estudo também foram analisadas com Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET) para estudar a amígdala cerebral, que controla as respostas emocionais e secreções hormonais.

O resultado revelou que o hemisfério direito do cérebro era maior nos homens heterossexuais e nas mulheres homossexuais, enquanto que os hemisférios cerebrais dos homens homossexuais e das mulheres hetero eram simétricos.

Os homens gays mostraram outra similaridade cerebral com as mulheres heterossexuais em suas conexões na amígdala cerebral, que processa algumas emoções, assim como as mulheres homossexuais e os homens heterossexuais.

"A amígdala possui um papel importantíssimo nas reações emocionais aos estímulos externos, incluído o stress", indicaram os autores do estudo.

Os resultados da pesquisa foram publicados nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

kdz/fb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG