Cerca de 60 mil imóveis palestinos podem ir abaixo em Jerusalém

Jerusalém, 1 mai (EFE).- Pelo menos 60 mil dos 225 mil imóveis palestinos de Jerusalém Oriental correm o risco de ser demolidos pelas autoridades israelenses, segundo um relatório do Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários da ONU (Ocha, em inglês).

EFE |

Sob o título de "A crise de planejamento em Jerusalém Oriental: Entendendo o fenômeno de construção 'ilegal'", o documento adverte que aproximadamente 1.500 lares palestinos contam com ordens de demolição na parte leste de Jerusalém.

Caso essa medida entre em vigor, deixaria pelo menos nove mil pessoas sem casa, sendo metade delas menores de idade.

Apenas 13% do território de Jerusalém Leste anexado por Israel é considerado como apto para receber construções palestinas pelas autoridades israelenses. Um terço dessa área foi desapropriada para a construção de assentamentos judaicos, onde residem 195 mil israelenses.

Os moradores palestinos destes bairros lamentam que as demolições sejam tentativas de impedir sua presença na zona e de tornar exclusivamente judaica a parte oriental de Jerusalém. As autoridades municipais argumentam que só põem abaixo os imóveis construídos sem permissão oficial.

O Ocha calcula em 1.100 as moradias que são solicitadas anualmente pelos moradores palestinos da cidade e alerta que as autoridades municipais de Jerusalém manterão e possivelmente acelerarão sua política de demolição de casas palestinas.

O relatório explica que pelo menos 28% dos imóveis palestinos em Jerusalém Oriental foram erguidos sem as permissões oficiais, as quais segundo os moradores são praticamente impossíveis de obter.

Israel capturou a parte leste de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias (1967). Em 1981, o Parlamento israelense declarou a cidade sua "capital eterna e indivisível".

Os palestinos querem estabelecer na parte oriental de Jerusalém a capital de seu futuro Estado. EFE db/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG