terroristas se opõem à paz na Irlanda do Norte, segundo a Polícia - Mundo - iG" /

Cerca de 300 terroristas se opõem à paz na Irlanda do Norte, segundo a Polícia

Cerca de 300 terroristas estão dispostos a se opor ao processo de paz na Irlanda do Norte, advertiu neste domingo o chefe da Polícia local, enquanto eram efetuadas as detenções para esclarecer os atentados da semana passada nos quais morreram dois soldados britânicos e um policial.

AFP |

"Nos últimos 18 meses, houve pelo menos 25 tentativas por parte de terroristas dissidentes de matar policiais em serviço ou não (...) Hoje, sabemos que são cerca de 300", indicou o chefe da Polícia do Ulster, Hugh Orde, em uma carta aberta publicada pelo jornal britânico News of the World.

"São os mais perigosos, como animais no matadouro", acrescentou o chefe da Polícia norte-irlandesa (PSNI).

Essas declarações foram proferidas enquanto se intensificam as investigações dos atentados praticados na semana passada por grupos dissidentes republicanos que se opõem ao processo de paz na Irlanda do Norte.

Nove pessoas estavam sendo interrogadas pela Polícia neste domingo: cinco como parte das investigações pelo assassinato de um policial no dia 9 de março em Craigavon, próximo a Belfast, e quatro pelo assassinato de dois soldados britânicos no dia 7 de março em um ataque contra um quartel das forças britânicas de Massereene, 25 km a noroeste de Belfast.

O ataque contra o policial foi reivindicado pelo IRA da Continuidade, e o outro pelo IRA Autêntico, grupos que se opõem ao processo de paz dissidentes do Exército Republicano Irlandês (IRA).

lv/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG