Cerca de 30 mil pessoas celebram solstício de verão em Stonehenge

Londres, 21 jun (EFE).- Cerca de 30 mil pessoas foram na madrugada passada ao conjunto megalítico de Stonehenge (sudoeste da Inglaterra) para celebrar o solstício de verão do hemisfério norte, informou hoje a English Heritage, agência pública encarregada da preservação do sítio.

EFE |

Como vem se tornando tradicional, uma variada multidão, que incluía druidas, hippies, devotos do sol e curiosos, se reuniu perante os enormes blocos de pedras que compõem o círculo pré-histórico para presenciar os primeiros raios de sol do dia mais longo do ano.

O sol despontou no horizonte às 24h58 (de Brasília), e foi recebido por alguns com danças e performances, enquanto outros tiravam peças de roupa ou simplesmente contemplavam o céu, saboreando uma cerveja.

Apesar da chuva que ameaçou estragar o solstício, a multidão, que passou a noite acampada em Stonehenge, foi a mais numerosa dos últimos cinco anos, segundo a English Heritage.

O evento transcorreu pacificamente, indicou a Polícia, que só efetuou 15 detenções por delitos menores de desordem pública.

"É uma grande experiência. Trata-se de celebrar a natureza, a vida e o que faz funcionar o mundo", disse um homem vestido de preto, que se identificou como Cathbad.

O famoso enclave pré-histórico, de cerca de 5 mil anos de antiguidade, é há décadas o lugar preferido para festejar o solstício na Inglaterra. EFE pa/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG