(Atualiza com boletim das 12h, Brasília) Miami, 14 jul (EFE).- A tempestade tropical Bertha, cujo centro espera-se que passe hoje ao leste das Bermudas, continua seu avanço para o norte por águas abertas do Atlântico, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

Permanece em vigor um aviso de tempestade (passagem do sistema em 24 horas) para este arquipélago.

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, indicaram em seu boletim das 12h (Brasília) de hoje que o "vórtice de 'Bertha' passará nesta tarde ao leste das Bermudas".

O fenômeno meteorológico se movimenta para o norte a cerca de 11 km/h e espera-se que mantenha hoje esta trajetória, com um paulatino giro amanhã para o nordeste, assinalaram os especialistas.

A essa hora, o olho da tempestade tropical, que apresenta ventos máximos sustentados de 100 km/h, se encontrava perto da latitude 32 graus norte e da longitude 63,8 graus oeste, cerca de 100 quilômetros ao leste-sudeste das Bermudas.

Os ventos da tempestade, que já atingem o arquipélago, se estendem para 220 quilômetros do vórtice, enquanto se registram fortes ressacas.

Enquanto isso, uma onda tropical a 2 mil quilômetros a leste das Pequenas Antilhas tem potencial para se transformar na terceira tempestade tropical desta temporada na bacia atlântica.

Durante a temporada de furacões do Atlântico norte, que começou em 1º de junho e terminará em 30 de novembro, houve a formação de duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última que se transformou no primeiro ciclone da temporada de 2008.

Os metereologistas previram que a temporada será "levemente mais ativa do que o normal", com a formação de seis a nove furacões, e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE emi/ab/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.