Central elétrica de Gaza fechará por falta de combustível, diz funcionário

Gaza, 14 abr (EFE).- O chefe da Corporação Petrolífera Palestina na Faixa de Gaza advertiu hoje que a principal central elétrica do território pode fechar amanhã, devido ao estrito bloqueio israelense que impede a entrada de combustível.

EFE |

"A quantidade remanescente de combustível derivado do petróleo industrial que permite que a unidade continue funcionando agüentará só até terça-feira", afirmou o chefe da corporação, Mujahid Salama, em comunicado.

O funcionário advertiu também que, "se não for permitida a entrada de mais combustível, a Faixa de Gaza se afogará em um completo blecaute".

A advertência ocorre depois que Israel decidiu suspender o fornecimento de combustível à Faixa de Gaza após a incursão de milicianos palestinos na quarta-feira passada no terminal de Nahal Oz, ao leste do território, onde mataram dois civis israelenses.

Depois que o movimento islâmico Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza em junho do ano passado, após vencer às forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, Israel impôs um ferrenho bloqueio a este território e mantém fechados seus principais cruzamentos e passagens fronteiriças.

Após milicianos palestinos em Gaza lançarem centenas de ataques com foguetes e bombas contra o território israelense, o Executivo de Israel qualificou a Faixa de Gaza de "entidade hostil" e reduziu as quantidades de combustível que entrava normalmente neste território palestino.

"Se não for permitida a entrada de maiores quantidades de combustível, haverá catastróficas conseqüências em todos os aspectos da vida na Faixa de Gaza, principalmente na saúde e na educação", acrescentou Salama.

No entanto, o responsável palestino expressou sua esperança de que "a parte israelense, que deu sinais positivos perante as chamadas no domingo, permita a entrada de combustível em Gaza nas próximas horas". EFE sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG