Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Centenas se reúnem em Madri para pedir livre circulação de pessoas

Madri, 14 set (EFE) - Centenas de pessoas foram hoje às ruas de Madri por causa do 3º Fórum Social Mundial das Migrações, para reivindicar a queda dos muros que impedem a livre circulação das pessoas. Sob o lema Nossas vozes, nossos direitos. Por um mundo sem muros, a manifestação reuniu cerca de mil pessoas, segundo a Polícia, e cerca de cinco mil, de acordo com os cálculos dos organizadores.

EFE |

Os participantes caminharam acompanhados de ritmos étnicos e muitos deles cantaram palavras de ordem exigindo o fim dos muros que separam as pessoas.

A manifestação foi organizada para encerrar o fórum, cujos debates se estenderam desde quinta-feira até sábado, em Rivas, perto de Madri.

A reunião contou com mais de três mil membros de organizações civis de 90 países e com prestigiosos especialistas em imigração como o relator especial da ONU para os Direitos Humanos dos Migrantes, Jorge Bustamante.

No fim dos debates, o fórum propôs que a ONU crie uma nova agência para cuidar dos direitos dos imigrantes e pede à comunidade internacional que assine a Convenção das Nações Unidas, de 1990, sobre os direitos destes trabalhadores.

As organizações sociais também se mostram contrárias à lei de imigração, aprovada em junho pelo Parlamento Europeu.

Várias foram as vozes que durante o encontro expressaram sua rejeição.

Bustamante considerou que a norma "é um retrocesso, uma escalada na criminalização dos migrantes, que não são criminosos".

A próxima edição do fórum acontecerá no Equador, em outubro de 2010, onde este país vai propor a implantação de um passaporte de cidadania universal.

A ministra Nacional do Migrante equatoriana, Lorena Escudero, que foi ao evento como observadora e promotora deste passaporte, pediu à Europa que não veja o imigrante somente como "força de trabalho", mas como um ser humano carregado de "riqueza". EFE aqr/rb/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG