Centenas protestam contra prisão e extradição de Karadzic

BELGRADO - Centenas da manifestantes nacionalistas sérvios protestam nesta terça-feira, em Belgrado, contra a prisão e possível extradição do acusado de crimes de guerra Radovan Karadzic.

Redação com agências internacionais |

A polícia sérvia mobilizou uma grande operação de segurança para evitar incidentes durante o protesto convocado hoje pelos setores nacionalista do país.


Centenas de manifestantes protestam em Belgrado / AP

"O objetivo é proteger os bens estatais e dos cidadãos, e a segurança dos participantes da reunião e os representantes dos meios de comunicação", disse o chefe de polícia de Belgrado Slobodan Vukolic.

Vukolic disse à emissora de rádio "B92" que "a polícia protegerá todas as instalações de importância da cidade e os lugares nos quais possam ocorrer alterações da ordem e da paz pública".

Esta manifestação pode ser a maior na capital sérvia desde fevereiro, quando centenas de milhares de pessoas protestaram contra a proclamação da independência do Kosovo, em um dia no qual grupos violentos atacaram a embaixada dos EUA e de outros países ocidentais, causando distúrbios e atos de vandalismo.

O Ministério do Interior anunciou que gravará e fotografará a marcha, para ter material que possa identificar possíveis arruaceiros.


Policiais garantem a segurança da manifestação em Belgrado / AP

Quem é Radovan Karadzic?

Karadzic foi indiciado por planejar o massacre de cerca de oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica e pelos 43 meses de cerco a Sarajevo, onde mais de 11 mil pessoas morreram em virtude dos bombardeios, disparos de franco-atiradores, desnutrição e falta de atendimento médico.

Pouco se sabe sobre o que o ex-líder fez nos anos que ficou foragido. Relatos nunca confirmados dão conta de que se disfarçou de padre ortodoxo e morou em monastérios, levando uma vida secreta sob a proteção de nacionalistas radicais presentes no Exército e na polícia.

Nos últimos anos, passou a viver na capital sérvia usando um nome falso, fingindo ser um praticante de medicina alternativa e usando barba longa, cabelo comprido e óculos grossos para esconder o rosto.

Muitos nacionalistas consideram-no um herói vitimado pela propaganda anti-Sérvia.

Clique na imagem e veja o infográfico sobre Radovan Karadzic
Imagem mostra Karadzic barbudo para não ser reconhecido

Leia mais sobre: Radovan Karadzic

Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: radovan karadzic

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG