Centenas de pessoas recebem ElBaradei na sua chegada ao Cairo

Cairo, 19 fev (EFE).- Centenas de pessoas, entre estas representantes da oposição, receberam hoje no Cairo o ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Prêmio Nobel da Paz, o egípcio Mohamed ElBaradei, que não descartou sua intenção de participar ativamente na política de seu país.

EFE |

Entre os que foram esperá-lo estavam escritores como Alaa al Aswany, autor do romance "The Yacoubian Building", e atores de televisão e do cinema, além de importantes membros da oposição política do país e fãs anônimos que levavam bandeiras egípcias e imagens de ElBaradei.

Setores políticos e culturais do Egito pediram a ElBaradei que se apresente nas próximas eleições presidenciais, programadas para o fim de 2011.

"Pedimos a todos que utilizem seu peso internacional para trazer mudanças reais ao Egito, estaremos ao seu lado para que se torne um símbolo desta mudança", disse Hassan Nafa, professor da Universidade do Cairo e líder de uma campanha em prol da mudança democrática.

A chegada de ElBaradei a partir de Viena, onde durante 12 anos dirigiu a AIEA, tem tudo para ser uma revolução no bloqueado progresso econômico e social do Egito, segundo seus partidários.

O país não vê uma mudança de Governo há três décadas, nos quais esteve dirigido pelo presidente Hosni Mubarak, de 81 anos e no cargo desde 1981, cujo Partido Nacional Democrático (PND) controla a política e o poder legislativo em meio a acusações de corrupção e autoritarismo.

Por enquanto, a candidatura de ElBaradei, prêmio Nobel da Paz em 2005, continua sendo uma incógnita, já que múltiplos obstáculos legais impedem que se apresente às eleições sem reformas constitucionais substanciais.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal independente "Al-Masri Al-Youm", o ex-diretor da AIEA afirmou estar preparado para participar da política egípcia, embora, por enquanto, não anunciou sua candidatura à Presidência. EFE nq/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG