Centenas de palestinos comparecem ao enterro do cinegrafista morto em Gaza

Centenas de palestinos acompanharam, em Gaza, o enterro de Fadel Ode Shana, cinegrafista da agência de notícias britânica Reuters morto em um ataque do exército israelense na Faixa.

EFE |

Shana e seus dois assistentes morreram ontem quando seu veículo, blindado e claramente identificado como pertencente à imprensa, foi atingido por um projétil israelense enquanto trabalhavam próximo ao campo de refugiados de El Bureij.

Dezenas de jornalistas se concentraram esta manhã em frente ao hospital onde estava o corpo do câmera.

Antes de dirigir-se ao enterro de Shana, na cidade de Khan Yunes, a multidão, que contava com representantes políticos e de organizações defensoras dos direitos humanos, foi para o centro da cidade e parou uns minutos em frente ao edifício onde fica a sede da agência em Gaza.

Esta manhã, após a confirmação de que a morte do repórter tinha sido provocada realmente por um projétil israelense, o editor-chefe da Reuters David Schlesinger exigiu que as Forças Armadas de Israel abram uma investigação sobre o ocorrido.

"A evidência mostrada pelos exames médicos demonstram a importância de uma investigação rápida, honrada e imparcial por parte das Forças de Segurança e do Governo israelense", disse Schlesinger.

Um porta-voz do escritório de informação do Exército israelense disse à Agência Efe que lamenta a morte do câmera palestino, e ressaltou que "deve-se lembrar que se trata de uma zona na qual há combates todos os dias e organizações terroristas armadas, radicais e perigosas".

A morte do cinegrafista e dos dois membros de sua equipe se somaram às de outros 17 palestinos no período mais sangrento em Gaza desde a operação "Inverno Quente" no início de março, quando morreram mais de 130 palestinos.

Morreram ontem também três soldados israelenses durante uma operação militar próxima ao bairro de Sheyaiya, na cidade de Gaza, que desencadeou intensa troca de tiros entre milicianos palestinos e soldados israelenses.

Leia mais sobre: Gaza

    Leia tudo sobre: gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG