Chebaa (Líbano), 21 dez (EFE).- Cerca de 500 partidários da oposição libanesa, liderada pelo Hisbolá, fizeram uma manifestação hoje perto da fronteira com Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, sob bloqueio israelense há mais de um ano.

Os manifestantes, membros dos grupos xiitas Hisbolá e Amal, do Partido Sírio Nacional Social e de outras frações libanesas pró-sírias, se reuniram entre a localidade de Chebaa e a de Kfarchuba.

Durante o protesto, que ocorreu em meio a uma forte chuva, os participantes gritaram palavras de ordem a favor da resistência.

Além disso, nos cartazes havia expressões de solidariedade aos palestinos, como "a causa palestina será sempre a de todos os árabes" e "embora a noite seja longa, a alvorada da vitória virá".

Durante a manifestação, ocorreram momentos de tensão, quando um grupo de jovens se aproximou da "linha azul", marcada pela ONU para certificar a retirada israelense do sul do Líbano em maio de 2000, após 22 anos de ocupação, e colocou perto dela bandeiras palestinas e do Hisbolá.

Vários soldados libaneses foram ao local para impedir qualquer possível incidente.

Durante o protesto, um helicóptero das tropas da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) sobrevoou o lugar, como a Agência Efe comprovou.

Na sexta-feira passada, dezenas de milhares de pessoas convocadas pelo dirigente do Hisbolá, o xeque Hassan Nasrallah, fizeram manifestações nos bairros do sul de Beirute em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza. EFE ks/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.