aniversário de 60 anos da Otan. " / aniversário de 60 anos da Otan. " /

Centenas de manifestantes anti-Otan protestam em Baden-Baden

BADEN-BADEN - Entre 500 e 800 manifestantes anti-Otan, segundo a polícia e os organizadores, protestaram nesta sexta-feira em Baden-Baden (sudesta da Alemanha), onde os dirigentes da Otan se reunirão nesta noite para um jantar de gala comemorativo pelo http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/04/03/otan+celebra+60+anos+buscando+novas+solucoes+para+afeganistao+5313938.html target=_topaniversário de 60 anos da Otan.

AFP |

Exibindo uma faixa com a frase "Nato geht Baden Baden" (um jogo de palavras que significa "A Otan naufragou"), os manifestantes pacifistas, antimilitaristas, anticapitalistas e antiglobalização fizeram seu protesto ante o olhar atento da polícia.

Os líderes da Otan celebram nesta sexta-feira e no sábado os 60 anos da Aliança Atlântica com uma reunião de cúpula na fronteira França-Alemanha, na presença do novo presidente americano, Barack Obama.

A reunião acontecerá em três cidades, Estrasburgo na França e Kehl e Baden Baden na Alemanha, símbolo de reconciliação entre os países que travaram três guerras entre 1870 e 1945.

AP
Forte esquema de segurança foi montado para receber cúpula da Otan
Forte esquema de segurança foi montado para receber cúpula da Otan

Esquema de segurança

A cúpula está sendo protegida por forte esquema de segurança.

Nove mil policiais foram mobilizados para vigiar a pequena cidade francesa, sede do Europarlamento e do Conselho Europeu, onde foram organizadas para o sábado manifestações que devem reunir cerca de 50.000 pessoas.

Centenas de ativistas anti-Otan e a polícia se enfrentaram rapidamente na tarde de quinta-feira, quando um grupo tentou entrar no centro de Estasburgo. Doze militantes foram detidos.

Leia mais sobre Otan

    Leia tudo sobre: otan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG