Celso Amorim visitará Turquia, Rússia e Irã

Brasília, 23 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visitará esta semana Turquia, Rússia e Irã, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O chanceler pretende preparar as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia e ao Irã, e a visita do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, a Brasília, previstos para maio.

Este sábado Amorim chegará a Istambul, onde se reunirá com seu colega turco, Ahmet Davotoglu, e no domingo, será recebido em Moscou pelo ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov.

O chefe da diplomacia brasileira permanecerá em Teerã na segunda-feira e na terça-feira e terá encontros com o presidente, Mahmoud Ahmadinejad, seu colega, Manouchehr Mottaki, e outras autoridades da república islâmica.

Na agenda de Amorim estará a visita de Lula de maio e a questão nuclear, segundo um comunicado divulgado pela Chancelaria brasileira.

O Brasil defende o "direito" do Irã a desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos, rejeita que se apliquem sanções contra Teerã e defende o diálogo para resolver a crise entre Teerã e Washington.

Durante a Cúpula Nuclear organizada pelos Estados Unidos há duas semanas, Lula e Erdogan pediram ao presidente Barack Obama o fim das sanções ao Irã e propuseram uma oferta de mediação com o país.

A visita de Lula ao Irã também é uma resposta à viagem oficial realizada por Ahmadinejad a Brasília em novembro de 2009. EFE mp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG