Celso Amorim avalia na Tunísia contexto internacional e cooperação bilateral

Túnis, 26 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim chegou hoje à Tunísia em visita oficial para avaliar o contexto político internacional e o reforço das relações bilaterais, informaram fontes oficiais.

EFE |

Amorim foi recebido no Aeroporto de Cartago pelo ministro de Assuntos Exteriores da Tunísia, Abdelwahab Abdallah, e os dois tiveram sua primeira reunião de trabalho, que será seguida por um encontro do chanceler brasileiro com o ministro da Defesa do tunisiano, Kamel Morjane.

A Tunísia é a terceira escala na África de Amorim, que já visitou Argel e Rabat, onde, segundo fontes diplomáticas, obteve o apoio do Marrocos para a candidatura do Brasil a um lugar permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Túnis apóia a postura do Brasil no sentido de considerar que a atual composição do Conselho de Segurança carece da falta de representação permanente e com direito a veto de representantes da África e da América Latina.

Em Rabat, Amorim disse que as relações exteriores do Brasil se inscrevem na visão de mundo na qual a cooperação entre os países do sul devem melhorar e ganhar mais importância.

"Durante muito tempo, a cooperação Sul-Sul foi figura de retórica à qual agora devemos dar a importância que merecem", acrescentou Amorim ainda no Marrocos.

No terreno econômico e apesar da distância geográfica, Tunísia e Brasil também apostam em intensificar suas relações. O Brasil é um dos principais consumidores do fosfato tunisiano, e a compra deste fertilizante aumentou no primeiro semestre do ano passado para 282.800 toneladas, por valor superior a US$ 66 milhões.

As exportações brasileiras para a Tunísia concernem ao setor industrial, principalmente componentes mecânicos e eletrônicos.

Estas relações atendem as pautas estabelecidas durante a 3ª reunião da Comissão Mista Brasil-Tunísia, realizada em fevereiro de 2006. EFE mo/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG