Celso Amorim anuncia visita de Lula ao Peru em dezembro

Brasil e Peru mantêm uma relação estratégica que se consolidará com uma visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lima em dezembro, anunciou nesta sexta-feira o chanceler Celso Amorim, que realiza uma breve visita ao Peru.

AFP |

Amorim se reuniu com o presidente Alan García no Paláio do Governo, onde revisaram a agenda bilateral e trataram de temas da realidade regional.

"Posso anunciar que o presidente Lula virá em visita oficial a Lima em ll de dezembro para consolidar essa relação que tem muitas dimensões, seja fronteiriça, energética, de investimento, de consulta política e de esforço comum e de integração de toda a América do Sul", afirmou Amorim.

"Fizemos com Alan García uma avaliação dos progressos realizados na parte fronteiriça, nos aspectos bilaterais de cooperação ecomômica; há muito investimentos de empresas brasileiras que estão satisfaitas", acrescentou.

Amorim referiu, além disso, ao comércio entre ambos países que, apesar de um ano "especialmente difícil pela crise internacional, aumentou muito nos últimos anos e esperamos que continue assim".

O diplomata fez notar que a relação peruano-brasileira é estratégica. "Não é apenas um vínculo entre os dois países e sim significa uma vértebra para fazer a integração de toda a América do Sul".

Por sua parte, o chanceler peruano José García Belaunde enfatizou que a visita de seu colega Amorim "confirma o caminho de trabalho comum que temos em uma relação cada vez mais rica e ampla".

Amorim e García Belaunde devem assinar um acordo sobre as localidades fronteiriças que estabelece um regime especial de benefício mútuo em termos econômicos, comerciais, trabalhistas e sanitários.

rm/rpl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG