CE propõe desenvolvimento de programas conjuntos para realização de pesquisas

Bruxelas, 15 jul (EFE).- A Comissão Européia (CE) propôs a seus Estados-membros o desenvolvimento de programas conjuntos para realizar pesquisas em áreas que preocupam a todos, como a luta contra a mudança climática, o fornecimento de energia ou as doenças.

EFE |

A iniciativa está em um relatório apresentado hoje, que convida os países a disponibilizarem seus recursos e coordenarem melhor seus esforços.

O objetivo é superar a atual separação entre Estados-membros, que prejudica a eficácia da pesquisa comunitária, afirma a CE.

"Os programas ligados à segurança alimentar, à saúde, aos ecossistemas marítimos, à biodiversidade, à mudança climática ou à energia superam as fronteiras nacionais, por isto sua pesquisa deveria ser realizada conjuntamente e não apenas em escala nacional", declarou o comissário da UE de pesquisa, Janez Potocnik.

O comissário afirmou que apesar de os programas nacionais serem necessários "em certas áreas de importância estratégica (...) podem implicar em uma duplicação das despesas e não reunir os recursos que lhes permitiriam conseguir resultados significativos".

O relatório propõe aos países que selecionem aqueles desafios nos quais desejam se concentrar para a elaboração e a aplicação de programas estratégicos.

A participação dos Estados seria voluntária e poderia modelar-se bem na criação de novos programas (com a correspondente disponibilização de recursos e avaliação dos progressos), ou na coordenação das iniciativas existentes em nível nacional.

Caso receba o sinal verde dos países, os programas conjuntos poderiam ser colocados em andamento em 2010.

Potocnik destacou o potencial ligado a estes planos, que segundo o comissário podem modificar a forma como os europeus concebem a pesquisa. EFE mb/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG