CE prepara novo projeto sobre reforma agrária

Bruxelas, 20 nov (EFE).- A Comissão Européia (CE) e a Presidência francesa de turno da União Européia (UE) preparam uma nova proposta de acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que os ministros dos 27 países-membros negociam desde a quarta-feira.

EFE |

O texto será examinado pelo Conselho de ministros de Agricultura da UE, que há mais de 14 horas debate a revisão da PAC e tenta fechar um ano de discussões com um pacto do qual depende o futuro imediato do auxílio aos agricultores do bloco, segundo fontes comunitárias.

Na tarde de ontem, o Conselho foi interrompido para que a Presidência e a CE realizassem reuniões bilaterais a fim de acercar posturas com os países-membros.

A nova proposta de compromisso, que seria a segunda desta reunião, poderia suavizar ainda mais a queda das subvenções diretas aos agricultores, para 10%, segundo fontes comunitárias.

O primeiro texto apresentado hoje já estabelecia a redução das ajudas diretas em 11%, enquanto a proposta inicial de Bruxelas para a reforma era de 13%.

A comissária de Agricultura européia, Mariann Fischer Boel, e a Presidência da UE esperam que o novo texto seja o último, e que possa ser acordado em breve. EFE ms/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG