Nargis - Mundo - iG" /

CE pede mais acesso à região atingida pelo ciclone Nargis

Bruxelas, 11 mai (EFE).- O comissário de Ajuda ao Desenvolvimento da União Européia (UE), Louis Michel, pediu hoje às autoridades birmanesas que facilitem ainda mais o acesso das organizações de ajuda à zona atingida pelo ciclone Nargis.

EFE |

"Peço que o Governo permita a entrada de mais trabalhadores humanitários e lhes permita chegar à zona atingida", disse Michel em comunicado, no qual disse que a Comissão Européia está disposta a dar mais ajuda.

Michel afirmou que é necessária "uma operação maciça de ajuda internacional" para salvar "centenas de milhares de vidas" na zona do delta de Irrawaddy, a zona mais devastada pelo ciclone, que assolou no sábado passado o sul de Mianmar.

O comissário mostrou também sua satisfação com os indícios de que as agências de ajuda internacional têm mais acesso às vítimas do ciclone em Mianmar, mas ressaltou que é necessário melhorar ainda mais a situação.

"Um desastre desta escala é uma questão de solidariedade mundial.

Mianmar deveria aceitar a experiência da comunidade humanitária internacional", disse.

Até o momento, a Junta Militar admitiu a existência de mais de 23 mil vítimas fatais, 37 mil desaparecidos e 1,5 milhão de desabrigados no sul do país por causa do ciclone.

No entanto, o último relatório do Escritório de Assistência Humanitária (Ocha) da ONU eleva o número de mortos a entre 63 mil e 102 mil, para 220 mil o de desaparecidos e para quase 2 milhões a quantidade de desabrigados. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG