conquista histórica de acordo sobre Constituição - Mundo - iG" /

CE felicita Bolívia pela conquista histórica de acordo sobre Constituição

BRUXELAS - A comissária das Relações Exteriores da União Européia (UE), Benita Ferrero-Waldner, felicitou hoje a Bolívia pelo acordo para realizar um referendo sobre a minuta de Constituição, que considerou uma conquista histórica.

Redação com EFE |

"Esta é uma grande conquista para o povo boliviano e para as instituições democráticas do país", disse Ferrero-Waldner, em comunicado à imprensa.

A comissária ressaltou que foi o "esforço contínuo" que tornou possível alcançar "um compromisso e um consenso, em um espírito de diálogo e respeito mútuo".

Afirmou ter confiança em que as autoridades bolivianas se concentrarão agora na preparação do plebiscito e nas outras pesquisas que acontecerão no início de 2009.

Acrescentou que a CE continua comprometida em apoiar "a mudança democrática na Bolívia" e seus esforços para conseguir "o desenvolvimento econômico e social para todos seus cidadãos".

Referendo

O presidente boliviano, Evo Morales, promulgou na terça-feira uma lei para realizar em 25 de janeiro de 2009 o referendo sobre a nova Constituição definida com a oposição.

O consenso, que até ontem parecia impossível, foi alcançado depois que Morales renunciou à possibilidade de uma segunda reeleição e aceitasse a correção de 100 artigos de seu projeto constitucional, o que equivale a um quarto do documento aprovado pela Assembléia Constituinte em 2007.

A lei que convoca o referendo foi sancionada depois de um debate de 18 horas de duração encerrado pelo vice-presidente Álvaro Garcia.

Leia mais sobre Bolívia

    Leia tudo sobre: bolívia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG