CE e África reafirmam associação para enfrentar desafios comuns

Bruxelas, 25 mai (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão Executivo da União Europeia) reafirmou hoje, por ocasião do Dia da África, seu compromisso de reforçar a associação entre o bloco e esse continente para enfrentar desafios comuns, principalmente através do plano de ação estratégica que estabelece metas até 2010.

EFE |

O comissário europeu para a Ampliação, Olli Rehn, também a cargo da pasta de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento - o titular, Louis Michel, recebeu autorização para participar da campanha das eleições européias- afirmou que os povos da África e da Europa "compartilham as mesmas esperanças, os mesmos valores e os mesmos interesses".

"Juntos, podemos responder aos desafios que enfrentamos hoje em dia, como a crise econômica, a pobreza, a mudança climática ou a imigração ilegal", assegurou.

Para ele, se os dois continentes trabalharem juntos, podem "levar desenvolvimento e progresso aos cidadãos" de cada um.

Além disso, defendeu que a estratégia para a África elaborada pela UE seja implementada através de plataformas de diálogo e ações concretas.

Para a Comissão, o Dia da África é uma "oportunidade" para lembrar a europeus e africanos que 2009 "é um ano difícil na história" por causa da atual crise econômica e financeira global, mas também para que "trabalhem juntos" para superar essa situação.

EFE rja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG