CE destinará 436 milhões de euros para reconstrução de Gaza

Bruxelas, 27 fev (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) destinará 436 milhões de euros durante 2009 à reconstrução da Faixa de Gaza, anunciou hoje, em comunicado.

EFE |

A comissária de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Benita Ferrero-Waldner, exporá na segunda-feira este compromisso com as autoridades palestinas na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, durante a realização da conferência internacional de doadores para a reconstrução de Gaza.

A ajuda comunitária será destinada ao auxílio humanitário e à reconstrução de Gaza, assim como ao apoio à Autoridade Nacional Palestina e ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

"Nossa prioridade é responder de forma adequada à desastrosa situação humanitária de Gaza", afirmou a comissária, na nota.

Além disso, pediu a reabertura das passagens fronteiriças de Gaza para permitir o fluxo humanitário de bens e pessoas.

Durante a cúpula, Ferrero-Waldner proporá aos representantes internacionais que canalizem as ajudas sócio-econômicas através do mecanismo da UE concebido para este fim, o Pegase.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton; o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov; e o alto representante para a Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, assistirão a este encontro, organizado por Egito e Noruega. EFE aal/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG