papel-chave do Brasil contra crise e mudança climática - Mundo - iG" /

CE destaca papel-chave do Brasil contra crise e mudança climática

Bruxelas, 19 dez (EFE).- A Comissão Européia (CE) destacou hoje o papel-chave do Brasil como país emergente para enfrentar desafios globais como a crise econômica e a mudança climática, assuntos que o Governo brasileiro e a União Européia (UE) abordarão na cúpula que farão no Rio de Janeiro na segunda-feira.

EFE |

O porta-voz comunitário Amadeu Altafaj ressaltou em entrevista coletiva a importância do Brasil como economia emergente e lembrou que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, já participou da reunião do G20 em Washington, onde se impulsionou a renovação do sistema financeiro internacional.

Segundo indicou o porta-voz, o presidente da Comissão Européia (CE), o português José Manuel Durão Barroso -que virá à cúpula junto ao presidente francês e temporário da UE, Nicolas Sarkozy-, reafirmará a necessidade de "criar uma resposta global e coordenada à crise financeira".

Além disso, assinalou que apoiará uma maior presença das economias emergentes e dos países em desenvolvimento na futura arquitetura econômica mundial, como o Brasil propõe.

A mudança climática também será um assunto primordial na reunião, e nesse contexto Barroso informará Lula da recente aprovação pela UE de ambiciosas medidas para conseguir reduzir em 20% as emissões de CO2 e aumentar, também para 20%, o percentual de energias renováveis entre todas as fontes energéticas na Europa até 2020.

Além disso, assinalou que as relações energéticas também estarão na agenda e, especialmente, as fontes renováveis e a produção sustentável de biocombustíveis como o etanol - o Brasil é o principal produtor e exportador mundial.

Altafaj afirmou também que ambas as partes esperam fechar um acordo sobre tráfego aéreo, assim como outro financeiro no valor de 400 milhões de euros entre o Banco de Investimentos Europeu (BEI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para cooperar na luta contra a mudança climática. EFE rja/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG