sinal positivo - Mundo - iG" /

CE considera aceitação por Cuba de diálogo com UE como sinal positivo

Bruxelas, 17 set (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) considera um sinal positivo o anúncio do Governo de Cuba de aceitar o diálogo político oferecido pelo bloco europeu em junho, afirmou hoje o porta-voz de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária da entidade, John Clancy.

EFE |

"Estamos satisfeitos com esta reação a um restabelecimento das relações políticas", declarou o porta-voz.

A mesma fonte afirmou que o comissário europeu de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, deve visitar Havana entre 22 e 25 de outubro.

O próprio Michel explicou ontem em um comparecimento ao Parlamento Europeu que o objetivo desta visita será negociar o possível reatamento dos programas de cooperação do Executivo europeu com o Governo da ilha.

A decisão do Governo de Cuba se tornou pública em uma "nota verbal" enviada em 3 de setembro à Embaixada da França em Havana e divulgada ontem à noite.

Em junho, a UE aprovou a suspensão das sanções diplomáticas que o bloco europeu impôs a Cuba em 2003, e a abertura de um diálogo político para "falar de todos os temas de interesse comum".

Cuba deixou de aceitar a ajuda a seu desenvolvimento dos países da UE em 2003, depois da aprovação das sanções contra Havana pela condenação em julgamentos sumários de 75 dissidentes e a execução de três seqüestradores.

As sanções estavam suspensas desde 2005, mas Cuba sempre condicionou o diálogo com o bloco europeu à eliminação destas medidas. EFE mb/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG