CE apresenta prioridades para 2010 marcadas pela crise

Bruxelas, 18 fev (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) apresentou hoje sua estratégia política para 2010, um programa de prioridades marcado pelo impacto da crise econômica e que será revisado no segundo semestre, quando os novos comissários substituírem os atuais.

EFE |

O documento divulgado hoje é o primeiro passo do planejamento das atividades para o próximo ano e deve servir para iniciar os debates a respeito com os Estados-membros e o Parlamento Europeu, e começar a tratar o orçamento comunitário.

No entanto, as eleições européias de junho e a posterior designação de uma nova CE deixam estas prioridades às custas das ideias do novo Executivo, que o atual presidente, José Manuel Durão Barroso, quer liderar.

Por enquanto, a CE avisa que o impacto da crise financeira e econômica continuará sendo significativo em 2009 e 2010, e que, portanto, se centrará na aplicação do plano de recuperação.

Também no âmbito econômico, a CE dará prioridade à aplicação da nova fase da Estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego, e tentará melhorar o acesso das pequenas e médias empresas européias aos mercados de outros países. EFE mvs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG