CE anuncia que revisará norma sobre as garantias de depósitos

Bruxelas, 1 out (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) anunciou hoje que planeja revisar a norma comunitária sobre sistemas de garantias de depósitos para reforçar a proteção aos poupadores.

EFE |

A legislação atual estabelece uma cobertura mínima de 20 mil euros, mas a situação é diferente nos diferentes Estados-membros.

No atual contexto de turbulências financeiras e incerteza em torno da situação das entidades, o Governo irlandês elevou há duas semanas para 100 mil euros a proteção dos depósitos, e ontem decidiu oferecer garantia estatal durante dois anos a todos os depósitos bancários dos seis grandes bancos nacionais.

Em um discurso sobre a crise financeira, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, considerou hoje que a UE deve melhorar a coerência entre os sistemas de garantia nacionais.

Em comunicado, o Executivo da UE afirmou que está estudando melhoras adicionais à norma atual, para dar confiança aos poupadores, principalmente no que diz respeito à rapidez dos pagamentos e ao nível de cobertura. EFE epn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG