Bruxelas, 30 jan (EFE).- A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje um novo conjunto de ajudas no valor de 72,6 milhões de euros para apoiar a população do Iraque que está em um estado mais vulnerável, assim como para conceder assistência à Administração iraquiana para proporcionar os serviços básicos aos cidadãos.

A Comissão disse, em comunicado, que esta ajuda levará em conta as prioridades do povo iraquiano e é complementada com as atividades iniciadas por outros doadores internacionais.

Do valor global, serão alocados 42 milhões de euros para os deslocados dentro do país e nos vizinhos Jordânia e Síria, enquanto os outros 30,6 milhões de euros serão divididos em três setores: assistência técnica aos ministros, melhora dos serviços de emergência médica e bancos de sangue e revisão da gestão de água e do setor de saúde.

De forma paralela, a CE afirmou que trabalha com o Iraque para avançar nas negociações de um acordo geral que leve a suas "primeiras relações contratuais".

Para isto, realizarão uma sétima rodada de negociações em fevereiro para concluir o acordo.

Por outro lado, a CE expressou sua satisfação pela realização amanhã de eleições provinciais no país, que "marcarão o início de um importante ciclo" de pleitos. EFE rja/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.