CE anuncia ajuda de 21 milhões de euros ao Chifre da África

Bruxelas, 8 ago (EFE) - A Comissão Européia (CE) anunciou hoje uma ajuda de 21 milhões de euros a vários países do Chifre da África, para assistir às povoações mais desfavorecidas, que se somarão aos 120 milhões de euros já destinados à região em 2008.

EFE |

O Executivo da UE enviará 13 milhões de euros à Somália, 4 milhões de euros à Eritréia e outros 4 milhões de euros à Etiópia, segundo um comunicado.

O comissário europeu de Desenvolvimento, Louis Michel, insistiu na dramática situação em que vive grande parte da população destes países, afetados por persistentes secas nos últimos anos.

Na Somália, a ajuda européia se centrará na população rural e nos deslocados internos, sobretudo nas áreas do centro e sul do país.

As principais necessidades identificadas pelos especialistas europeus são saúde e nutrição, alimentação, água e gestão de resíduos, assim como facilitar a acolhida de pessoas sem lar e melhora na coordenação dos trabalhos de assistência.

Segundo os dados da Comissão, este país recebeu mais de 56 milhões de euros de ajuda humanitária européia desde 2006.

Quanto à Eritréia, a CE pretende atender com os novos fundos a população mais vulnerável das zonas rurais, mediante a provisão de alimentos e água, assim como serviços sanitários, apoio à agricultura e melhora na gestão de desfeitos.

A CE destinou ao país 16 milhões de euros desde 2006.

Na Etiópia, o objetivo é melhorar a assistência sanitária, o acesso à água e à gestão de resíduos, assim como proteção e apoio aos refugiados e deslocados internos.

Este país já recebeu ajuda para alimentação por 19,5 milhões de euros este ano, e, desde 2006, o apoio financeiro europeu ascende a 48,5 milhões de euros.

A CE canaliza seus fundos através do escritório europeu de ajuda humanitária (ECHO), em estreita colaboração com ONGs, agências da ONU especializadas e o movimento Cruz Vermelha/Crescente Vermelho.

EFE epn/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG