CE amplia ação em Mianmar com especialistas e cooperação de três ONGs

Bruxelas, 9 mai (EFE) - A Comissão Européia (CE) ampliou hoje sua ação humanitária em Mianmar com o início do trabalho de quatro especialistas e a assinatura de acordos com três ONGs para a distribuição de ajuda.

EFE |

Os quatro especialistas em ajuda humanitária começaram seu trabalho após chegar na quinta-feira à noite ao país asiático, duramente afetado pelo ciclone "Nargis", indicou o Executivo da União Européia (UE) em comunicado.

"Isto só é o primeiro passo em solucionar o problema de acesso (às zonas afetadas) que enfrentam as equipes de ajuda", assinalou o comissário europeu de Ajuda Humanitária, Louis Michel.

"Não quero transformar esta catástrofe em uma declaração política contra as autoridades", acrescentou Michel, que ressaltou que "só queremos dar ajuda humanitária de forma neutra e independente", para o que é necessário "ter acesso às vítimas o mais rápido possível".

O comissário europeu destacou que está em jogo a salvação de "centenas de milhares de vidas".

Por outro lado, a CE anunciou que hoje assinou acordos com três ONG, que já estão presentes no país há anos com autorização do Governo birmanês, a distribuição de ajuda humanitária no delta do rio Irrawaddy, a região mais afetada pelo ciclone.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, World Vision UK e Merlin UK, que ficarão encarregados da distribuição de tendas de campanha, artigos de primeira necessidade, água e sistemas de potabilização, assim como serviços de saúde e material médico.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU acusou hoje a Junta Militar de Mianmar (antiga Birmânia) de ter apreendido um carregamento de ajuda humanitária para os 1,5 milhão de desabrigados.

Um porta-voz da CE indicou que a ajuda do bloco não enfrentou problemas deste tipo porque não envia ajuda direta, mas a distribui através de organizações que já têm presença no país. EFE rcf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG