CE alega que não se protege de jornalistas, mas de funcionários descuidados

Bruxelas, 12 fev (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) assinalou hoje que não tenta impedir os jornalistas de realizarem seu trabalho, mas de se assegurar que seus próprios funcionários cumpram sua responsabilidade de proteger determinadas informações, para preservar o interesse público.

EFE |

A polêmica teve sua origem na publicação de uma nota interna da CE na qual se adverte sobre as tentativas de espionagem cada vez mais numerosas, e que aponta para jornalistas, estagiários e lobistas como potenciais suspeitos.

A acusação sobre jornalistas e lobistas provocou hoje uma queixa da Associação de Imprensa Internacional (API) à Comissão Europeia.

O porta-voz chefe da CE, Johannes Laitenberger, disse em entrevista coletiva, ao ser perguntado pelo papel dos informadores, que o problema não está no trabalho dos jornalistas, "mas no dos funcionários, que devem cumprir com suas obrigações", reiterou.

"A Comissão é muito consciente e respeita que a essência do jornalismo seja buscar a informação", ressaltou o porta-voz.

Por isso, disse que a atual gestão foi a encarregada de retirar as restrições que, durante décadas, os meios de imprensa sofreram em suas relações com o Executivo do bloco.

Mas esclareceu que a padronização destas relações não exime de proteger a informação confidencial pela qual a CE é responsável, por isso que pediu "um pouco de compreensão".

A nota interna, divulgada inicialmente pelo jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung", foi elaborada pelo diretor do departamento de segurança da CE, Stephen Hutchins, e é dirigida a todos os responsáveis por questões de pessoal nos diferentes departamentos do Executivo da União Europeia (UE).

O documento aponta para jornalistas, estagiários, trabalhadores externos da CE e diplomatas como pessoas que "continuam tentando obter informação sensível e secreta". EFE aal/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG