Catar recebe nova rodada de negociações de paz para Darfur

Cartum, 24 mai (EFE).- O Catar recebe na próxima quarta-feira uma nova rodada de negociações entre representantes do Governo sudanês e do principal grupo rebelde da região de Darfur, informou hoje o ministro de Assuntos Exteriores catariano, Ahmed bin Abdullah al-Mahmoud.

EFE |

A reunião será realizada em Doha, palco de outras rodadas anteriores, e contará com a participação de delegados do Governo sudanês e do Movimento para a Justiça e Igualdade (MJI), disse o ministro.

Mahmoud, que está em visita oficial à capital sudanesa, deu tais declarações em entrevista coletiva na qual lembrou que a rodada de negociações de quarta-feira será a terceira entre ambas as partes.

O diplomata afirmou que essas conversas ocorrem em Doha ao mesmo tempo em que uma conferência dos enviados especiais para o Sudão de Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China.

Segundo o ministro, essa reunião internacional tem o objetivo de respaldar o processo de paz para Darfur, região castigada por um conflito armado desde fevereiro de 2003 e que já matou quase 300 mil pessoas.

Além disso, Mahmoud destacou que já analisou com o presidente sudanês, Omar al-Bashir, e com membros do alto escalão de seu Governo mecanismos para acelerar a solução pacífica para a crise de Darfur.

O diplomata também falou que discutiu com os responsáveis sudaneses a possibilidade de realizar uma nova reconciliação entre Sudão e o vizinho Chade, e que, com esse objetivo, viajará nas próximas horas à capital chadiana, N'Djamena.

Em fevereiro passado, o Catar recebeu a primeira rodada de negociações entre o Governo sudanês e o MJI, que concluiu com a assinatura de um acordo de "boas intenções" para a troca de prisioneiros e detidos.

No entanto, a segunda reunião entre ambas as partes, realizada em abril, também em Doha, não alcançou nenhum progresso. EFE az/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG