Casos suspeitos de gripe suína no Brasil aumentam para 28

Rio de Janeiro, 5 mai (EFE).- O número de pessoas no Brasil com suspeita de ter contraído gripe suína subiu para 28 hoje, enquanto os pacientes hospitalizados sob observação medica caíram de 36 até 28, segundo o boletim divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

EFE |

Até agora, não houve nenhum caso da doença confirmado no país, e outros 73 pacientes que estavam sob observação já foram liberados, de acordo com o ministério.

Os casos suspeitos são os de pessoas procedentes dos países afetados pela doença, principalmente Estados Unidos e México, com os sintomas da gripe, enquanto os pacientes em observação são os que chegam ao país em voos internacionais e apresentam sintomas como febre e tosse.

Os casos suspeitos foram registrados nos estados de São Paulo (12), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Distrito Federal (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

As autoridades brasileiras esperam receber nos próximos dias os exames de laboratório oferecidos pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e que permitem diagnosticar a gripe suína.

Os exames, que foram enviados na segunda-feira dos Estados Unidos, serão distribuídos a três laboratórios públicos, um em São Paulo, outro no Rio e um terceiro em Belém, que são considerados referência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). EFE cm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG