rebatizada de gripe A) já chegam a 1.025 em todo o mundo. A doença atingiu 21 países e causou 26 mortes, segundo a organização. " / rebatizada de gripe A) já chegam a 1.025 em todo o mundo. A doença atingiu 21 países e causou 26 mortes, segundo a organização. " /

Casos de nova gripe chegam a 1.025 em todo o mundo, diz OMS

GENEBRA - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira que os casos confirmados de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A) já chegam a 1.025 em todo o mundo. A doença atingiu 21 países e causou 26 mortes, segundo a organização.

Redação com agências internacionais |


Clique aqui para ver o infográfico


De acordo com o último boletim da OMS, divulgado na tarde desta segunda-feira, 590 casos e 25 mortes foram registradas no México. Nos Estados Unidos, 286 pessoas foram contaminadas e uma morreu.

Na manhã desta segunda-feira, a OMS afirmou que os governos mundiais não devem baixar a guarda em resposta ao surto da nova gripe, pois ainda é muito cedo para dizer se o pico do surto realmente ocorreu no Estado de Veracruz, no México, onde surgiram os primeiros casos.

O alerta da organização foi feito depois que o governo mexicano anunciou que o número de casos de contaminação pela doença estaria diminuindo.

No domingo, o ministro da Saúde do México, José Córdova, afirmou que o pico da atuação do vírus H1N1, causador da nova gripe, teria ocorrido entre os dias 23 e 28 de abril. "A evolução da epidemia entrou agora em uma fase de declínio", afirmou ele, em uma entrevista coletiva.

Mas, segundo o representante da OMS Gregory Hartl, a atual "fase de atividade" do vírus pode ter ultrapassado o seu auge, mas isso não significa que ela foi encerrada. "Existe uma grande possibilidade de este vírus voltar, especialmente em épocas mais frias", afirmou Hartl.

(Com informações da BBC Brasil e da Reuters)

Leia também


Entenda a gripe suína


Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG