Casos de dengue no Paraguai chegam a fronteira com PR

Assunção, 16 mar (EFE).- O Governo do departamento (estado) paraguaio de Alto Paraná, vizinho ao Paraná, decretou hoje estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue, doença que já matou duas pessoas este ano.

EFE |

Nelson Aguinagalde, governador do departamento, fez o anúncio após uma reunião com autoridades sanitárias. "Há uma grande quantidade de pessoas sofrendo da doença", explicou. Das 369 que apresentaram sintomas de dengue, 116 tiveram as suspeitas confirmadas e 174 aguardam o resultado das análises laboratoriais.

De acordo com o último informe do Ministério da Saúde, duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano no departamento de Amambay, também vizinho ao Brasil, e cerca 964 casos de dengue foram confirmados no país desde novembro.

Além disso, existem outros 1.284 diagnósticos pendentes.

O governador disse que os habitantes seguem sem dimensionar corretamente a gravidade da situação e que a população não colabora com as autoridades nas tarefas de eliminação dos possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Aguinagalde acrescentou que a declaração de emergência permitirá ao Governo contar com mais recursos para adquirir remédios e equipamentos para combater a doença.

Perante o avanço dos contágios, o Ministério da Saúde, que decretou o alerta epidemiológica no dia 1º de fevereiro, passou para o alerta máximo em Assunção e no departamento vizinho de Central.

E 2008 e 2009. o Paraguai não registrou nenhum caso fatal de dengue. No entanto, a doença foi responsável pela morte de 17 pessoas nos primeiros meses de 2007 além de ter deixado 27 mil infectados. EFE rg/pb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG