Casamento gay ganha novo impulso em Nova Jersey

Nova York, 12 dez (EFE).- A proposta de legalizar em Nova Jersey (EUA) os casamentos entre pessoas do mesmo sexo tomada novo impulso depois de obter o sinal verde da Comissão para a Revisão das Uniões Civis nesse estado.

EFE |

Em junho, o deputado estadual Reed Gusciora apresentou um projeto que de se transformar em lei permitiria o casamento de pessoas do mesmo sexo em um estado onde há dois anos foram aprovadas as uniões civis.

Gusciora espera que o aval da Comissão agilize o processo de buscar mais apoio entre os legisladores, para o que ele classifica como "um assunto de direitos civis".

"Nova Jersey é um estado progressista e esperava o aval, porque a cada dia mais gente conhece pessoas 'gays' e casais do mesmo sexo e entendem que têm os mesmos direitos que outros casais", assinalou.

Em 2006, Nova Jersey se tornou o terceiro estado dos EUA em dar sinal verde às uniões civis de mesmo sexo.

A Comissão, integrada por 13 pessoas, foi criada com o propósito de estudar e analisar a efetividade da Ata de União Civil, em um período de três anos.

O organismo já tinha apresentado um relatório preliminar ao Governador no qual manifestou sua preocupação quanto a se a lei que autorizou as uniões civis concedera eficazmente os mesmos direitos aos casais do mesmo sexo que os aplicados a qualquer família de nova Jersey.

Em seu relatório da quinta-feira, os 13 membros da Comissão determinaram de forma unânime que os casais do mesmo sexo não gozam das mesmas proteções que os casais de casamento heterossexuais. EFE rh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG