Casal quer bater recorde com carro movido a óleo de cozinha

O casal de mexicanos Agnes Merat e Miguel Gutierrez pretende bater um recorde mundial de distância ao dirigir por 30 mil quilômetros uma van abastecida somente com óleo de cozinha usado. Agnes e Miguel dizem que querem mostrar para as pessoas que o óleo vegetal usado pode ser uma alternativa limpa e barata em comparação com a gasolina.

BBC Brasil |

O casal afirma que a van emite gás carbônico, mas que o poluente é cancelado por ser absorvido pelas plantas que servem de matéria-prima para o fazer o óleo.

Agnes e Miguel levarão nove meses para completar a viagem. Ao invés de postos de gasolina, os dois planejam parar em restaurantes para abastecer a van.

Mas para ser utilizado como combustével, o óleo de cozinha tem um problema: o fornecimento.

Os Estados Unidos, por exemplo, produzem apenas 100 milhões de galões de óleo vegetal usado por ano, e usam 140 bilhões de galões de gasolina.

Especialistas afirmam que o óleo vegetal é uma solução parcial. Funciona para aqueles que podem conseguir óleo de cozinha usado de restaurantes.

O óleo vegetal precisa ser filtrado e estimativas indicam que não há óleo suficiente para todos os veículos que circulam atualmente.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG