Obama acende árvore de Natal no centro de Washington

Ao lado da família, presidente participa de tradicional cerimônia natalina que se repete há 89 anos

iG São Paulo |

Reuters
Obama canta com Papai Noel durante cerimônia de Natal em Washington (01/12)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família, participaram nesta quinta-feira de uma tradicional cerimônia na qual as luzes da árvore de Natal nacional são acesas no centro de Washington.

A cerimônia começou em 1923, durante o governo do presidente Calvin Coolidge. É a 89º vez que a tradição se repete.

A árvore de Natal foi plantada no parque Elipse, localizado entre a Casa Branca e o National Mall. Fortes ventos derrubaram a árvore anterior, que estava no parque desde 1978, em fevereiro.

“Esse ano é especial. Temos uma árvore nova”, afirmou Obama. "É uma nova árvore. Ainda não está tão grande como a anterior e vai levar tempo para crescer. Mas vamos manter o espírito e começar agora mesmo com uma nova tradição.”

Durante a cerimônia, Obama fez uma apelo para que os americanos sejam generosos e ajudem os que precisam durante as festas de fim de ano. “Nessa época de esperança, vamos ajudar os que mais precisam: os moradores de rua, os que têm fome, os doentes e os marginalizados. Vamos ajudar aqueles que lutam para conseguir um trabalho e para sustentar sua família”, disse.

"Durante as festas, insistimos novamente nos laços que nos unem, como membros de uma mesma família, como vizinhos e como americanos, não importa nossa cor, crença ou religião. Nesta época lembramos que somos uma família", acrescentou.

Obama também deu boas vindas as tropas americanas que voltam ao país para as festas de fim de ano e pediu que a população expresse sua gratidão ao militares.

“Nessa época de generosidade, vamos agradecer e honras nossos soldados, os veteranos e suas famílias que sacrificaram tanto por nós”, disse.

O botão para acender a árvore de Natal foi pressionado por Michelle Obama, pelas filhas Sasha e Malia, e por Marian Robinson, mãe do presidente, provocando gritos da multidão.

A cerimônia também incluiu apresentações de corais, das bandas Big Time Rush, OneRepublic e dos artistas Ellie Goulding, Rodney Atkins e Marsha Ambrosius, além de um grupo de jazz da Força Aérea.

AP
A árvore de natal nacional, em Washington, com a Casa Branca ao fundo (01/12)

Com AP

    Leia tudo sobre: euaobamanatal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG