Casa Branca: suspeito do atentado do 11 de setembro pode ser executado

O porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs disse neste domingo que o suspeito de ser o autor intelectual dos ataques do 11 de Setembro poderá ser condenado à morte e expressou a esperança de que seu julgamento seja realizado em Nova York, apesar da oposição do prefeito.

AFP |

Khaled Sheikh Mohammed, "enfrentará a justiça e conhecerá o Criador", disse Gibbs em entrevista à CNN.

"Será levado à justiça e provavelmente executado pelos crimes horríveis que cometeu", explicou.

Gibbs também disse que a Casa Branca ainda espera que o julgamento dele e de outros autores presumíveis dos atentados de 11/9 tenha lugar em Nova York, apesar das reticências das autoridades locais.

"Entendemos suas preocupações logísticas e de segurança. Temos estado conversando sobre isto, mas queremos que este homem seja julgado no lugar onde cometeu seus crimes", declarou.

No dia 13 de novembro, o governo Obama anunciou a intenção de levar à justiça nova-iorquina os cinco acusados de planejar os ataques que deixaram quase 3.000 mortos em Washington e Nova York em 11 de setembro de 2001.

Entretanto, autoridades nova-iorquinas - entre elas o prefeito, Michael Bloomberg - expressaram preocupação nos últimos dias em relação a este assunto, afirmando que um julgamento desta proporção a apenas algumas quadras de onde ficava o World Trade Center pode ser muito arriscado.

Na quarta-feira, Bloomberg disse que se o julgamento acontecer no sul da ilha de Manhattan, pulmão financeiro e comercial da cidade, certamente perturbaria "a circulação, o comércio e a vida cotidiana" do bairro.

"Podemos garantir a segurança dos nova-iorquinos? Sim. Poderíamos garantir a segurança se o julgamento acontecesse em outro lugar? Sim, e acredito que organizá-lo em uma base militar é provavelmente uma boa ideia", declarou o prefeito que, a princípio, havia aceitado organizar o julgamento em Nova York.

bur-fgf/sd

    Leia tudo sobre: 11/09al-qaeda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG