Casa Branca saúda aprovação de pacto de segurança no Iraque

A Casa Branca saudou nesta quinta-feira a decisão do Conselho Presidencial do Iraque de aprovar um pacto de segurança com os Estados Unidos, afirmando que isto abre caminho para relações a longo prazo sobre uma base firme.

AFP |

"Isto representa um extraordinário sucesso para nossos países", afirmou a porta-voz Dana Perino, revelando que o presidente George W. Bush comentará a decisão mais tarde.

O acordo ajudará a "orientar nossa relação com o Iraque, tornar mais sólido o que já obtivemos nos últimos anos, afirmar a soberania do Iraque e promover as relações com os Estados Unidos sobre uma base firme", disse Perino.

O Conselho presidencial iraquiano - integrado pelo presidente Jalal Talabani (curdo) e por dois vice-presidentes, sunita e xiita - aprovou nesta quinta-feira o acordo de segurança, que prevê a retirada de todas as tropas dos Estados Unidos do Iraque até o final de 2011.

Após uma longa negociação com o Parlamento sobre o chamado Acordo de Status das Forças, o governo iraquiano aceitou realizar um referendo sobre o acordo antes de 30 de julho.

"Se houver um referendo nacional, o Iraque poderá dizer muitas coisas como país soberano (...) mas acredito que como aceitaram o acordo, reconhecem que ainda precisam de nossa ajuda por um curto período".

"Agora temos um caminho a percorrer para trazer nossas tropas de volta para casa", disse Perino.

ok/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG