Casa Branca refuta artigo de jornal israelense sobre plano de ataque ao Irã

Washington, 20 mai (EFE).- A Casa Branca refutou hoje um artigo publicado pelo jornal Jerusalem Post segundo o qual o presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, "tem intenções de atacar o Irã antes do final de seu mandato".

O artigo "sobre a posição do presidente americano sobre o Irã cita fontes não identificadas, que citam por sua vez fontes não identificadas, o que não é digno do diário no qual é publicado", afirmou o Escritório de Imprensa da Casa Branca.

Os EUA e seus aliados internacionais "querem a paz no Oriente Médio e continuam opostos à ambição iraniana de obter armas nucleares", afirma o comunicado.

"Para isto continuamos trabalhando, para estabelecer uma pressão diplomática e econômica firme sobre os iranianos para que modifiquem seu comportamento e detenham seu programa de enriquecimento de urânio", acrescenta.

"Tal como o presidente (Bush) disse, nenhum presidente dos EUA deveria desprezar algumas opções, mas nossa preferência e nossas ações para o manejo desta questão seguem sendo os meios diplomáticos pacíficos", afirmou o comunicado, que acrescenta que "nada mudou neste sentido".

O artigo afirmou que "o presidente dos EUA, George W. Bush, tem intenções de atacar o Irã nos próximos meses, antes do fim de seu mandato, segundo a rádio do Exército que citou um funcionário de alta hierarquia em Jerusalém".

"O funcionário disse que um membro de alta categoria da comitiva do presidente Bush, que concluiu uma visita a Israel na última semana, disse em reunião a portas fechadas que Bush e o vice-presidente Dick Cheney acreditam que corresponde uma ação militar", publicou o jornal.

O mesmo artigo diz que "as dúvidas do secretário de Defesa, Robert Gates, e da secretária de Estado, Condoleezza Rice, impedem que a administração (Bush) decida o lançamento de tal ataque sobre a República Islâmica, pelo menos por algum tempo". EFE jab/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG