matou 90 pessoas no Afeganistão. " / matou 90 pessoas no Afeganistão. " /

Casa Branca preocupada com o bombardeio da Otan no Afeganistão

WASHINGTON - A Casa Branca se declarou muito preocupada com a possibilidade de que tenham morrido civis durante um bombardeio da Otan que http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/09/04/ataque+da+otan+a+caminhoes+roubados+por+taleba+mata+90+no+afeganistao+8262915.html target=_topmatou 90 pessoas no Afeganistão.

Redação com agências internacionais |

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que o episódios será investigado .

"Obviamente, cada vez que se perdem vidas humanas em um conflito como este, particularmente vidas de civis, nós nos sentimos preocupados", declarou ainda, apresentando condolências do governo americano às vítimas civis do bombardeio.

Pelo menos 90 pessoas, entre elas um número indeterminado de civis, morreram nesta sexta-feira pela manhã em um bombardeio das forças internacionais no norte do Afeganistão.

Ainda não se sabe quantos civis morreram no ataque e a ONU, a Otan e o governo de Cabul prometeram investigar.

O exército alemão, que dirige as operações militares da Otan na província de Kunduz, onde ocorreu o ataque, começou afirmando que apenas rebeldes tinham morrido. Pouco tempo depois, porém, um porta-voz militar em Berlim ponderou a declaração, dizendo que não tinha certeza.

A pedido de um oficial alemão, os aviões da Otan bombardearam dois caminhões-tanques cheios de gasolina destinados às forças internacionais e roubados na noite de quinta-feira em uma emboscada armada por rebeldes talebans.

O presidente afegão Hamid Karzai mencionou "90 mortos e feridos" e ordenou a abertura de uma investigação, ressaltando que "atacar civis, de qualquer forma que seja, é inaceitável".

Leia mais sobre: Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistãotaleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG